domingo, 19 de dezembro de 2010

Visita a estação de esqui.

Fomos visitar a estação de esqui que abriu esta semana que fica na cidade de Tulfes, perto de Hall. Quase que desistimos de aprender. Bom, para começar, esquiar é uma fortuna. Paga-se pelo aluguel do equipamento, para usar o lift (elevador) e para fazer as aulas.

Mas, além disso, é muito frio. Subimos até a pista para conhecer, tirar umas fotos e fazer um lanche, mas quase congelamos. Pés e mãos estavam doloridos de tanto frio. Engraçado era ver as pessoas que paravam de esquiar morrendo de calor e nós ali quase congelando. Ainda bem que havia um restaurante, um chá quente e uma sopinha para esquentar.

Grant writer

Semana ocupada e por isso não tive tempo para escrever antes. Fiz um curso com uma professora de Harvard sobre como escrever projetos para a solicitação de financiamento. No Brasil temos uma característica um pouco diferente, grande parte das pesquisas realizadas nas universidades são feitas com recursos do governo. Aqui na Europa, existem muitos projetos financiados por empresas privados, fundações, associações, etc...

Expertise, paixão e acesso são o segredo do sucesso para fazer um bom projeto. Eu apresentei o meu no final do curso, estava muito nervosa, pois a apresentação era em inglês. Não foi uma Brastemp, mas já foi um bom começo.

Coloquei uma foto de Florianópolis no final da apresentação. A professora sorriu e prontamente disse que todos estavam interessados em colaborar com o projeto.

Festa de natal da UMIT.

Participamos da festa de Natal para os funcionários, estagiários e professores da Umit. Comida, vinho e música boa, mas poderia ter sido mais agradável se a diretora não tivesse alarmado em seu discurso uma notícia ruim que saiu na internet.

A universidade está passando pelo processo de acreditação do curso de pós-graduação e enfrentando alguns problemas para a validação do curso. Nada diferente do que acompanhamos no Brasil. Mas, para piorar a situação, universidades privadas não são bem vistas aqui na Europa, onde a grande maioria, com exceção da Inglaterra, são públicas.

Apesar dos meus problemas de adaptação e cultura, não posso reclamar da qualidade da universidade. Sinto que esta discussão esta relacionada com outros fatores políticos e com certa politicagem que sabemos muito bem como funciona.

Quarta feira é dia de ópera.

Ir para o teatro em um dia da semana qualquer e assistir uma ópera por nove euros com a carteirinha de estudante não tem preço. E esta foi muito mais bonita do que aquela que assisti em Viena.

A ópera era cantada em italiano e a legenda era em alemão, mas todo mundo sabe que as histórias de óperas são romances, e que, ao contrário dos filmes de Holiwood, não tem final feliz. Então com um pouco de esforço e imaginação é possível entender todo o repertório.

Mas o espetáculo me surpreendeu não só pelo canto, mas pela riqueza de detalhes que incluíam um cenário, um palco giratório e os figurantes. O diretor sobre explorar muito bem cores, sons, movimentos e até inseriu um clima de suspense.

Viva a arte e a cultura. Pena que não conseguimos ainda fazer isso no Brasil.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Afinal cinco graus positivos é quente ou frio?

Esta semana após alguns dias com muita neve e frio as temperaturas subiram um pouco e a neve derreteu. Fiquei até surpresa quando fui para a Universidade e lá fora não estava tudo branquinho como algodão.

O meu comentário para os colegas foi que estava quente. E eles me olharam como uma cara de quem pergunta: Carine, você está bem? Sim, parecia incrível, eu que, quase morri de frio na primavera, dizer que está quente em um dia de pleno inverno com temperaturas em torno de 5 graus.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Um pouco mais da lenda de São Nicolau...

Recebi no email do duas rodas a história de São Nicolau.

“Conta a lenda que três moças não poderiam se casar porque seu pai não tinha condições de pagar seus dotes, na época, indispensáveis. Assim, a sorte das moças estava lançada ao cruel destino de escravidão ou prostituição. São Nicolau, comovido com a situação, jogou três sacos de moedas de ouro pela chaminé da casa das moças. Os sacos caíram dentro das meias das moças que estavam secando junto ao fogo da lareira.

Costuma-se dependurar meias nas lareiras das casas no dia 5 de dezembro à noite, véspera de São Nicolau, fazendo orações. Costuma-se também colocar sapatinhos na janela, para as crianças que não tem lareira. São Nicolau, durante a madrugada, enche de doces as meias ou os sapatinhos das crianças que se comportaram bem durante o ano.

São Nicolau costuma andar acompanhado de Pedro Preto (Black Pete, Zwarte Piet, Svarte Petter), seu ajudante para verificar o comportamento das crianças e distribuir doces, pãezinhos de mel, bengalinhas coloridas de açúcar e moedas de chocolate envoltas em papel dourado.”

Quem se comportou bem durante o ano vai ganhar doces do São Nicolau!

Dia de São Nicolaus

Final de semana que passou foi movimentado. Sábado eu fui na casa de uma amiga do inglês e domingo para Kufstain ver o desfile de Natal.

Gutta organizou uma festa para doação de coisas que estavam na casa da mãe dela que faleceu. Eu poderia montar um enxoval completo e morar mais um ano na Áustria. Mas bem pelo contrário, já estou organizando a volta. E, a depender da agência de viagem passo 30 horas em trânsito entre a saída de Innsbruck e a chegada em Florianópolis.

Em Kufstain, visitamos um castelo e uma feira de Natal. Além disso, vimos o desfile de São Nicolaus, cuja dia é comemorado no dia 06 de dezembro. Neste dia, as pessoas entregam e recebem um papai noel de chocolate. E hoje, até no restaurante do hospital eles entregaram um. No meu calendário de advento, no dia de Nicolaus o presente era maior e eu recebi um CD com as músicas de Natal.

Outra tradição de Nicolaus é fantasiar-se de monstro e desfilar pelas ruas da cidade. Em Kufstain havia até um concurso para ver qual era o monstro mais feio.

Sinto que o Natal aqui tem mais um espírito de celebração e união que no Brasil. E tudo isso é vivido ao longo do mês de dezembro e não só no dia 24 e 25.

Bem, feliz dia de São Nicolaus.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Calendário de Advento

O calendário de advento é uma tradição de Natal da Áustria e da Alemanha. E é a contagem dos 24 dias que antecedem o Natal. Cada dia as crianças recebem um chocolate ou uma bala de presente.


Ontem (dia 1) recebi das minhas amigas Imke e Cony meu primeiro calendário de advento. Elas embrulharam 24 pacotinhos cada um com a data e eu só posso abrir no dia correspondente.



Imke e Cony, obrigada de coração. Adorei o meu calendário de advento.