segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Atenas

Bem, Atenas é talvez, junto com Roma, um dos maiores centros de cultura dos tempos antigos. É uma cidade que com certeza vale uma visita. Mas dois dias são suficientes, se você não for se deter em muitos detalhes, é claro.

Um bom lugar para começar é a Acrópole (cidade alta), que fica no alto de uma montanha rochosa. A Acrópole de Atenas foi construída por volta de 450 a.C e abriga os principais monumentos históricos da cidade. O portal Propileu; o Partenon, templo principal de Atenas; o Erecteion, templo dos deuses do campo que possui em um dos seus lados as carátides, e o Templo de Atena Nike, simbólico da harmonia do estado de Atenas.

Ainda na Acrópole pode se visualizar o que restou do Teatro de Dionisio, onde estrearam as maiores peças teatrais da antiguidade. E ao lado o Teatro de Herodes Ático, que foi parcialmente reconstruído e que é usado em algumas apresentações.

Durante o verão, faz muito calor, por isso, aproveitar o horário do almoço para fazer uma visita ao museu da Acrópole pode ser bem interessante. Neste museu são cuidadosamente preservados os objetos encontrados da época. Há também uma reconstrução (do tamanho original do Parthenon) com as estátuas dos deuses e deusas, ou que restaram delas.

Ainda bem pertinho, pode-se conhecer o arco de Adrian e o Templo de Zeus. No outro lado o monte de Philopapou, que tem uma bonita vista da Acrópole, um monumento, outro teatro e a prisão de Sócrates. Como a cidade é conhecida por dar origem aos jogos olímpicos não deve-se deixar de visitar o estádio olímpico.

E uma coisa que eu gostei muito foi à culinária. Para começar, a típica salada grega (tomate, queijo, pepino, azeitonas e muito azeite de oliva) e depois alguns pratos como o soulavaki, gyros e a mousaka. Esta última foi minha favorita, uma espécie de lasanha, mas feita com berinjela e carne moída.

2 comentários: