quinta-feira, 3 de junho de 2010

Nem tudo são flores, nem tudo são espinhos.

Esta semana que passou estive envolvida com um curso sobre modelagem e depois com o Congresso Europeu da Sociedade para Tomada de Decisão em Medicina. Os dois eventos foram ótimos e uma grande oportunidade de aprendizagem.

Mas, estava falando com minha irmã sobre às vezes me sentir o patinho feio. Aquele que é diferente, ninguém conhece, ninguém se preocupa realmente em como ele está. Às vezes me sinto a mesma moça que saiu do interior para estudar em Florianópolis. Com a diferença que agora sai de um país em desenvolvimento para um país desenvolvido, educado, onde quase tudo funciona. E estudar no Instituto do Professor Siebert tem um peso ainda maior.

Nesta semana, quando as pessoas me perguntavam da onde eu era. Eu respondia que era do Brasil e estudava na UMIT.... Realmente, estudo na UMIT, mas não sinto que faço parte do grupo. Não é fácil sair do seu nicho e ir para um lugar totalmente diferente. Ainda mais quando se tem a dificuldade de falar uma língua diferente ou não falar, no caso do alemão.

Mas tento transformar tudo isso em combustível para estudar mais e mais. Bem, depois de três dias de curso e quatro dias de congresso, vou para o congresso internacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde (HTAi) em Dublin. Aumentar a network também ajuda. Afinal foi assim que conheci o professor.

O congresso começa no domingo. Sexta e sábado vou aproveitar para conhecer a cidade.

4 comentários:

  1. Ca......não fiquei triste se vc esta passando por momento difíceis de adaptação, com certeza em algum momento da sua vida vc vai colher esses frutos. Imagino que não é fácil mesmo em função da língua, mas vc está no caminho certo, aproveita esses momentos q vc tem para o estudo e para ser amiga de vc mesma.
    Se precisar conversar, se tiver te sentindo sozinha manda um e-mail que entro para bater um papo.
    Beijo grande minha amiga e ja ja vc estará de volta...

    ResponderExcluir
  2. Voce nao está sozinha, teus amigos estão sempre lendo o blog, mesmo a distância as pessoas procuram saber como você está. Com o tempo restaram apenas lembranças e boas risadas. Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Mana, pode ter certeza que voçê não está sozinhs pois apesar da distância estamos todos aqui aompanhando teus passos, anciosos por noticias, sempre lendo tudo que voçê escreve ,com saudades bastantes mas muito orgulhosos da tua coragem e força, não desanime nunca estamos todos torcendo por voçê.O Thiago adorou os presentes.Beijos

    ResponderExcluir
  4. Cá! Força aí, teus amigos sempre estarão torcendo por vc. Tenho acompanhado o teu blog, e estou adorando teus textos. Imagine vc falando alemão, hahaha, te puxa aí!!! Beijo grande, Dê.

    ResponderExcluir