quarta-feira, 26 de maio de 2010

Berlim e Potsdam

A capital da Alemanha é uma grande metrópole e não tem como desvincular a sua história com o muro de Berlim. O muro dividiu a cidade ao meio.

Na parte oeste, a Alemanha Ocidental, denominada República Federal da Alemanha, que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos e parte leste a Alemanha Oriental denominada República Democrática Alemã, constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético.

Mas o que resta deste período são apenas pedaços do muro que podem ser encontrados nas paredes ou nas lojas de souvenir. Eu visitei alguns pontos turísticos relacionados ao muro como o Check Point Charles e o Portão de Brandeburgo.

Além disso, a cidade tem muitos museus e galerias. Também me surpreendi com o número de rios, praças e parques. Outro ponto turístico é a torre de TV, de muitos locais da cidade você pode avistá-la e de 243 metros de altura você tem uma vista bonita da cidade.

Potsdam é uma cidade ao lado de Berlim, e é considerada a cidade dos imperadores alemães, famosa pelos seus vários palácios. Um deles é o palácio de Sanssouci. Achei a cidade bastante simpática e ao andar pelas ruas vi muitos casarões antigos.

No último dia da viagem, durante o café da manhã descobri como se faz para identificar brasileiros. Basta olhar para os pés. Numa mesa ao lado de onde eu estava sentada tinham 4 pessoas usando havaianas. Olhei para os meus pés e eu também usava uma.

Um comentário: