quarta-feira, 7 de julho de 2010

Uma pequena amostra do mediterrâneo!



Fui com um amigo brasileiro para Trapani no final de semana que passou. Vocês não sabem onde fica Trapani, nem eu sabia. Mas é uma pequena cidade na costa da Sicília (Itália). Comprei a passagem por que tinha vôos baratos para lá. Depois quando encontrei o Rafael em Innsbruck ele resolveu ir comigo. Ainda não tinha viajado por aqui e estava muito feliz por encontrar alguém que fala português. Como eu fiquei quando meus pais, meu irmão e minha cunhada chegaram.

Tivemos uma grata surpresa e um ótimo passeio. No sábado, depois do meio dia, ao chegarmos em Trapani ficamos um pouco preocupados pois a cidade parecia abandonada, não havia quase ninguém na rua e a maioria das casas estavam fechadas. Pegamos emprestadas duas bicicletas do hostel e fomos conhecer a cidade. Passeamos pelo litoral, pelo porto, algumas igrejas e um pequeno centro histórico. A cidade não é bonita, mas a principal atração não é ela e sim o mar que com seu arco-íris de azuis encanta qualquer um. Ao final do passeio graças a uma visita a um centro de informações turísticas e a uma solicita atendente decidimos fazer dois passeios. Estes dois passeios foram espetáculos de belezas naturais.

No domingo conhecemos duas ilhas próximas a Trapani. Favignana e Levanzo são rodeadas pelas águas calmas e cristalinas do Mediterrâneo. O colorido dos barcos se mistura ao arco-íris de azuis formando uma linda paisagem. Ao fundo pequenas casas “literalmente quadradas e em tons pastéis” dividem espaço com morros com nenhuma ou pouca vegetação.

Na segunda fomos para San Vito lo Capo e pagamos um barco que passou por toda a extensão da a reserva de Zíngaro e foi até Scopello. Neste percurso estão inúmeras prainhas desertas, de água quase transparente. Era possível avistar a olho nú por cima da água os peixes e o fundo do mar há mais de 20 ou 30 metros de profundidade.O barco ainda fornecia pé de pato e máscara para mergulho. Eu estava com um pouco de medo do mergulho, pois como nasci a 500 km do mar ainda não tenho tanta intimidade com este e minha primeira experiência de mergulho não tinha sido muito boa. Mas foi fantástico, até me surpreendi comigo mesma, sai como um peixe nadando pela costa.

Para finalizar o passeio, na volta para Trapani, paramos em Erice, uma cidade medieval intocada pelo tempo, com labirínticas ruas de pedra, charmosas casinhas, restaurantes e igrejinhas. Erice fica no alto de uma montanha e a subida é de teleférico apreciando a vista. Lá de cima dá para avistar Trapani, as ilhas de Favignana, Levanzo e Marettmo e também uma parte do morro de San Vito lo Capo. Um antigo castelo no topo do morro deixa a vista ainda mais bonita.

Um ótimo passeio, uma linda amostra do Mediterrâneo, com muito sol e um arco-íris de azuis, onde com certeza o azul ciano foi o mais lembrado.

2 comentários:

  1. Ca:

    Quando terminou o texto, eu queria virar a página para continuar a ler mas, vi que estava lendo em um monitor e nao em folhas de um livro. Não só a aventura no mediterranâneo que é de todo um fascínio mas, a maneira como a contas deixou-me ding... Veja se depois compilas que eu ajudo a editar, hehehe.
    Aproveite, divirta-se...
    Bjokas de saudades.
    Eulália

    ResponderExcluir
  2. Carine, que lugar paradisíaco! L.I.N.D.O!

    ResponderExcluir