quinta-feira, 15 de abril de 2010

Na aula de alemão você também pode aprender geografia....

No caminho para Innsbruck para a aula de alemão sempre encontro um colega que é do Afeganistão. Hoje durante aquele silêncio incômodo que fica quando ninguém fala nada fiquei me perguntando o que eu sei sobre o Afeganistão.

A única coisa que vinha a mente era o terror das guerras e a miséria. Mal sabia a localização geográfica do país.

Pedi desculpa ao meu colega e disse que não sabia nada a respeito do país dele e perguntei como era a vida no país dele. Ele só me disse que era muito ruim, sem oportunidades de emprego e que ele veio sozinho para a Áustria para tentar uma vida melhor.

A tarde fui ler no Google ... é um país sem saída para o mar no centro da Ásia.... é um dos países mais pobres e inóspitos do mundo. A instabilidade política e os conflitos internos arruinaram a sua já débil economia e infra-estruturas a tal ponto que 1/3 da sua população afegã abandonou o país.....A taxa de mortalidade infantil é de 160,23 mortes a cada 1000 nascimentos. A expectativa de vida é de 43.34 anos.... Alfabetização de toda a população está estimada (em 1999) em 36%, a taxa de alfabetização do sexo masculino é de 51% e do feminino 21%. Até agora, existem 9.500 escolas no país.....

Agora entendo por que tenho tantos colegas do Afeganistão.

Me senti privilegiada de morar num país como o Brasil e até com uma certa vergonha de falar para ele que sou estudante e tenho uma bolsa paga pelo governo brasileiro para estudar na Áustria.

É interessante como os mundos se chocam e a diferença depende do seu ponto de referência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário