domingo, 25 de abril de 2010

Salzburg em 1 dia!

Resolvi conhecer Salzburg no sábado. Cidade onde Mozart nasceu, bastante conhecida pela música e pelos esportes outdoor, tem um pouco mais de 100mil habitantes.

O plano era pegar o trem de manhã, passar o dia lá e voltar à noite. Quase que não deu certo, pois quando coloquei despertar esqueci que tinha programado uma função de despertar todos os dias da semana, menos sábado e domingo.

Bem, acordei no susto as sete da manhã, ainda consegui pegar o ônibus das 7:20, chegar na estação de trem as 7:50, fazer o cadastro, comprar a passagem, comprar um lanche e ainda pegar o trem as 8:09. A maratona estava apenas começando. Mas ainda tive mais duas horas de descanso durante a viagem.

Em Salzburg comprei um ticket de turista por 24hs que dá direito a usar o transporte e a entrada na maioria das atrações turísticas. Peguei o mapa e logo tracei a minha estratégia para conhecer a cidade em apenas um dia. Ainda bem que ajudava a navegar nas corridas de aventura.

Até que o centro de Salzburg é bastante enxuto. Comecei pelo congresso, um castelo, um pátio cheio de flores. Fiquei encantada com o contraste das cores. É lindo de ver. Confiram as fotos.
Algumas igrejas, o teatro, o rio, a casa de Mozart, a igreja de DOM, uma praça, e eis que encontro uma festa típica. Música, chopp e lingüiça. Claro que não poderia deixar de provar. Vejam a foto do prato (pão, lingüiça, chucrute e um molho com mostarda).

Após o almoço entrei num local que tinha um monte de turistas e depois que percebi que era um cemitério. Sim, cemitério também é ponto turístico aqui na Europa. Depois da breve visita ao cemitério, fui conhecer o forte. Tem uma vista linda da cidade. É um bom local para tomar um café.

Recarregada a bateria, decidi que ia andar de teleférico em uma montanha e depois ia passear no Zoo. Estava olhando o mapa e uma mulher pediu se eu queria ajuda, eu disse a ela estou aqui e quero chegar neste lugar. Ela olhava o mapa e dizia, isso é muito confuso. Mostrou-me o caminho, e eu peguei o ônibus até o parque.

A vista da montanha é linda. Sem contar que ainda tinha bastante neve. O pé afundava e eu não conseguia andar direito. Só não fiquei encharcada porque minhas botinas novas são a prova d’água.

O passeio no zoológico foi muito divertido. Quando entrei fiquei pensando o que eu estou fazendo aqui. Mas vendo os bichinhos, logo voltei a ser criança. E até vi alguns que nunca tinha visto antes como o canguru, o rinoceronte, o bambi, o urso e outros que não lembro o nome.
Ahh, não posso deixar de dizer que o porco europeu é muito feio. Também não acreditei quando vi uma casa com ratos. Pois é, tinha cadeira, mesa, sofá e os ratos ficavam lá, roendo. Ratatouille, lembram do filme. Mas o cheiro era insuportável.

Bom, depois disso ainda restaram pernas para conhecer outro castelo. E no final da tarde tomei uma cerveja e comi um sanduíche na beira do rio com a vista para o cartão postal da cidade.

Foram 10hs de passeio, voltei exausta para Hall, mas valeu a pena.

2 comentários:

  1. Carine, adorei as tuas fotos!!! Ficaram lindas! E o dia ajudou em muito o seu passeio! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Também adorei as fotos. Sugiro a você assistir o filme "A noviça rebelde", é bem antiguinho... foi rodado em Salzburg e o cemitério, provavelmente é o que aparece no filme...
    Bj
    Mareni

    ResponderExcluir