terça-feira, 30 de março de 2010

Você veio estudar na UMIT?

Hoje já completam duas semanas que estou aqui.

Fui a uma loja comprar um celular. O vendedor não acreditou quando disse que era do Brasil. Eu precisei repetir duas vezes que era brasileira e que tinha vindo para Hall estudar na UMIT.

Na UMIT, ele repetia incrédulo.

Pode parecer estranho. Talvez se alguém me falasse que saiu da Áustria para estudar em Três Passos eu também não acreditaria.

Os alunos também me perguntam como eu vim parar aqui.

Pois bem, eu vi uma palestra do professor Siebert em um congresso no Rio de Janeiro quando ainda estava no mestrado.

Quando estava no início do doutorado fiz um curso com ele em Brasília. E no final do curso eu fui falar com ele. Expliquei o nosso projeto e falei que conhecia o trabalho dele e que gostaria de fazer um estágio.

Lembro até hoje dele me falando. Claro, mas você precisa saber inglês para poder se comunicar com os outros alunos. Eu falo português, ele me disse, mas será importante que você troque experiências com os colegas.

Após isso, a minha orientadora Mareni foi passar um Natal na Alemanhã e aproveitou para visitar a UMIT. Ela gostou do grupo e adorou a cidade. Ela me mandou até algumas fotos dizendo que eu iria gostar muito e que poderia pedalar bastante.

A troca de experiências ainda está incipiente, mas espero que melhore ao longo do próximo mês.

As pedaladas ainda não começaram. Mas gostei muito da cidade. Apesar de pequena, é bastante charmosa.

Ah, esqueci, comprei o celular e sim eu vim do Brasil para Hall in Tirol estudar na UMIT.

http://www.umit.at

2 comentários: